domingo, 20 de setembro de 2009

Prevenção de LER para cadeirantes

Cadeira de rodas tem um extremo valor para portadores de deficiência física porque possibilitam locomoção. Uma prescrição adequada de uma cadeira de rodas e correta orientação em relação ao seu uso irá contribuir para um maior grau de independência, conforto e a longo prazo irá prevenir lesões por esforços repetitivos (LER) nos membros superiores. Mais de 70% dos usuários de cadeira de rodas (UCR) manuais desenvolvem dores nos ombros, cotovelos e punhos. Pesquisas têm mostrado que os UCRs podem prevenir estas patologias causadas por uso excessivo dos membros superiores durante a propulsão. Iremos discutir alguns procedimentos que os UCRs e terapeutas poderão adotar para melhorar a qualidade de uso da cadeira de rodas.

Considerando o UCR…
Boninger et al (2002) notaram que existem quatro maneiras de impulsionar uma cadeira de rodas: a. Semi-circular (SC); b. Single looping over propulsion (SLOP);
c. Double looping over propulsion (DLOP); d. Arcing (ARC).


Figura 1. a. Semi-circular (SC); b. Single looping over propulsion (SLOP); c. Double looping over propulsion (DLOP); d. Arcing (ARC).

Qual será o melhor padrão?
O padrão SC mostrou ser o mais eficiente porque apresenta diminuição de movimentos repetitivos. Ou seja, usando o padrão SC em uma distância ‘X’, o número de vezes que usuário precisará impulsionar a cadeira de rodas será bem menor do que usando os outros padrões. E importante ressaltar que é o instante que a mão do usuário toca no aro para começar a impulsão que gera uma grande força nos membros superiores que resultará em enfermidades. Assim, o uso do padrão SC propicia menos toques na roda, e consequentemente menos forças são aplicadas nos membros superiores.

⇓ frequência da propulsão ⁼ ⇓ patologia

Para utilizar este padrão, o usuário deve deixar as mãos caírem naturalmente abaixo do aro depois do movimento de impulsão. As mãos devem seguir o seu curso natural até chegarem no ponto onde o próximo ciclo começará (Fig 1.a).


Qual será o padrão menos eficiente?
O padrão ARC foi considerado o menos benéfico porque apresenta mais movimentos repetitivos e bruscos dos membros superiores. O usuário precisará impulsionar a roda muito mais vezes para atingir uma mesma distância.


Considerando a cadeira de rodas…
Uma cadeira de rodas que não ofereça a possibilidade de posicionar corretamente o usuário irá trazer muitos maleficios!!! Boninger et al (2000) relataram dois fatores essenciais para uma melhor propulsão:

1) diminuir a distância vertical entre os ombros e eixo da roda (flexão de cotovelo do usuario 120°) e;

2) posicionar a roda à frente. Somente alguns tipos de cadeiras de rodas permitem estes ajustes. Sendo assim, ao escolher sua cadeira de rodas é muito importante levar em consideração o ajuste do equipamento. ⇓Distância vertical ombro/eixo da roda = ⇓ patologia
⇑ Roda à frente = ⇓ patologia.

Assim, vale a pena ressaltar, que não é um fator isolado, mais sim a mudança de um conjunto de fatores (cadeira de rodas e usuário) que vai ter um impacto na melhora do padrão de propulsão e consequentemente diminuir a probabilidade de se adquirir patologias.
⇑ pesquisas HERL ⁼ ⇑ felicidade

Estas pesquisas foram realizadas em um centro de excelência em cadeira de rodas chamado Human Engineering Research Laboratories (HERL). Este laboratório pertence a Universidade de Pittsburgh nos Estados Unidos. É um dos poucos lugares do mundo, onde se desenvolve pesquisas em aparelhos assistivos e seus usuários. O time é liderado pelo Dr. Cooper e Dr. Boninger, que trabalham com objetivo de entender as necessidades do portador de deficiência física tendo sempre em mente a melhora da sua qualidade de vida.
Estamos tendo a oportunidade de trabalhar neste centro, que para nós é mais do que uma honra. Acreditamos que existem muito lugares especiais no mundo e que um deles é o HERL. Especial pelas pesquisas que são desenvolvidas e pelas pessoas que lá trabalham. Um lugar que com certeza vem fazendo uma GRANDE diferença na área da reabilitação.


- Eliana Chaves e Fabrisia Ambrosio

Dúvidas?
Escreva para Fabrisia e Eliana: faa7@pitt.edu

7180 Highland Drive
Building 4, 2nd Floor, East Wing
Pittsburgh, PA 15206
USA

texto original extraído de http://www.upmc-sci.org/International%20Page/Cavenaghi.rtf

Nenhum comentário:

Postar um comentário