terça-feira, 29 de setembro de 2009

NEDETA-Tecnologia assisiva, Acessibilidade e baixo custo.

As constantes discussões a respeito da Acessibilidade tem gerado diversos espaços de pesquisa. Um deles é o NEDETA- Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia e Acessibilidade da Universidade Estadual do Pará.
Com uma equipe coordenada por Engenheiros, Terapeutas ocupacionais e Fisioterapeutas, o núcleo desenvolve pesquisas no campo de desenvolvimento de tecnologias que minimizem as limitações apresentadas por pessoas com deficiência- o que também engloba a substituição de tecnologias importadas por materiais de baixo custo.
Dentre essas novas tecnologias, o núcleo já produziu softwares como o “Brincando com a leitura” que possibilita que crianças com deficiência façam associações silábicas utilizando o sopro no microfone de um computador.
Para mais informações, vale a pena visitar o site do NEDETA (http://www2.uepa.br/nedeta/index.htm) onde há mais detalhes sobre os projetos e tecnologias desenvolvidos pelo grupo de pesquisadores, que destacam a importância de se pensar no fator financeiro, produzindo tecnologias que sejam de fato, acessíveis a todos. Acessibilidade completa é isso aí.

3 comentários:

  1. Lucas, o NEDETA tem um trabalho muito legal!!

    Adorei seu post!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Ricardo! Realmente,o NEDETA desenvolve um trabalho de primeira.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Nosso site agora é: www.nedeta.com.br

    ResponderExcluir